Atuação

Proporcionamos capacitação técnica e orientação para a gestão efetiva de seu negócio, com alta qualidade e transparência, gerando confiança e resultados consistentes, garantindo a satisfação e o desenvolvimento socioeconômico.

ESTRATÉGIA & GESTÃO​

Uma boa gestão estratégica é essencial para o sucesso dos negócios a longo prazo. Envolve definir uma estratégia de negócios com objetivos claros, criar planos claros de como esses objetivos serão alcançados, alinhar as atividades comerciais para dar suporte aos objetivos e alocar os recursos necessários para alcançá-los.
Auxiliaremos na definição da visão, missão e valores da empresa. A lógica que deve ser seguida envolve:

  1. Definir o seu objetivo; 
  2. Fazer um diagnóstico do mercado; 
  3. Descobrir seus pontos fortes e fracos; 
  4. Construir um plano de ação; 
  5. Monitorar cada passo.

Uma vez sabendo onde se quer chegar, o próximo passo deverá ser definir como chegar até lá, ou seja, a definição da estratégia e seus desdobramentos para atingir tais objetivos.
A Saga pode auxiliar nesta definição e a orientar a manter vivo e atuante este planejamento

Ao implementar ou gerenciar um Sistema de Integridade, diversos são os desafios na busca das empresas pela efetividade do Compliance.
Atender requisitos éticos, legais ou de clientes, trabalhar com segurança, qualidade, custos adequados às necessidades do negócio e gerenciar a cadeia de fornecedores são situações comuns que, somadas às demandas diárias do Compliance, desafiam as organizações com orçamentos cada vez mais limitados e a necessidade de contar com especialistas para ajudá-las nos processos.
A Saga por meio de seus consultores experientes e altamente qualificados busca atender às necessidades das empresas nos mais variados assuntos relativos à consultoria em Compliance, incluindo Avaliação de Riscos, auditorias, avaliação da efetividade dos Mecanismos de Integridade, elaboração e revisão de políticas e procedimentos, implementação de parte ou do Mecanismo de Integridade completo, entre outros.

A gestão de riscos corporativos consiste em uma atividade estratégica que tem por objetivo minimizar os riscos, falhas, perdas e incertezas do negócio por meio de um processo contínuo de planejamento, organização e controle dos recursos humanos e materiais de uma organização.
Temos uma metodologia específica e adequada ao seu negócio que inclui:

  1. Definição de Modelo SWOT de Riscos Estratégicos;
  2. Treinamento da Análise SWOT / PESTAL;
  3. Entrevista / Questionário estruturado junto ao Comitê Gestor;
  4. Validação das variáveis e aspectos levantados junto ao Comitê;
  5. Efetiva Construção e Análise da Matriz SWOT;
  6. Analisando o Resultado e Traçando Planos Macros de Ação.

Auxiliar no levantamento e padronização de sistemática dos Riscos estratégicos frente ao Planejamento Estratégicos e Painel de Bordo / Sistema de Indicadores.

O Balanced Scorecard é um sistema de indicadores e perspectivas que vão definir a estratégia e mostrar o plano de ação certo para sua empresa.
Definir os indicadores do Balance Scorecard (BSC, na sigla em inglês) é uma das etapas mais importantes dessa metodologia de definição na atuação estratégica de uma empresa.
Podemos capacitar a empresa a: 

  1. Identificar as principais etapas necessárias para criar um Balanced Scorecard bem-sucedido;
  2. Identificar as barreiras à execução estratégica que o Balanced Scorecards pode ajudar a eliminar; 
  3. Reconhecer as dimensões principais da maioria dos scorecards e a relação causa-efeito entre cada um; 
  4. Reconhecer como diferenciar as medidas de desempenho entre entrada, saída e resultado;
  5. Identificar os pontos de alinhamento de cima para baixo que compreendem um modelo de scorecard; 
  6. Reconhecer objetivos que não são quantificáveis ou quantificáveis; 

Identificar regras a seguir para desenvolver bons mapas estratégicos, medições e metas.
Várias práticas recomendadas também são discutidas, como a aplicação de critérios de avaliação para o desenvolvimento das medidas e regras de desempenho corretas a serem seguidas para manter os scorecards simples e limpos. 

Desmistificar o mundo dos indicadores de desempenho, fornecendo conhecimento e experiência para que as organizações e indivíduos possam selecionar avaliar, construir e implantar as métricas e, a partir daí, realizar boas análises de resultado para suportar a gestão.

  1. Elaborar junto aos principais gestores da empresa conforme a seguir; 
  2. Projeto Conceitual do sistema de medição de desempenho; 
  3. Implementação de um Sistema de Informação.

Auxiliar na elaboração de um sistema de medição da empresa alinhados aos seus objetivos estratégicos que permitam gerenciar o negócio da empresa através de quantificar a eficiência e/ou a eficácia das atividades de um negócio por meio de métricas ou indicadores de desempenho

PROCESSOS, PROJETOS & MELHORIA

Fazemos isso com uma abordagem sem jargões e que facilita para sua equipe lidar com as mudanças nas práticas de trabalho. O resultado é uma melhoria no trabalho em equipe e no resultado final.
Identificar e mapear os processos chave e de apoio do negócios, observando eventuais gaps e definir e implantar os melhores indicadores para gerenciar conforme os objetivos de seus processos.
Trata do que são os processos organizacionais e de como se pode dar o seu mapeamento. Trata, também, das sistemáticas de análise e melhoria de tais processos organizacionais, a fim de aperfeiçoá-los e torná-los mais eficazes, eficientes e/ou flexíveis. 
Além disso, permite uma visão das principais normas relacionadas à gestão por processos e sua aplicação nas organizações. Auxiliar na organizações de qualquer porte a levar ordem a processos de negócios confusos e ineficientes.

Trata das metodologias e fases da elaboração e do gerenciamento de projetos, abrangendo escopo do projeto, recursos humanos, recursos financeiros, custos, tempo, qualidade, riscos, aquisições comunicações junto às PI’s utilizando conceitos e ferramentas, contribuindo para a melhoria dos resultados organizacionais por meio do cumprimento de estratégias e através da elaboração e análise de projetos
Nossos serviços de consultoria em gerenciamento de projetos incluem visualização e estruturação de programas, desenvolvimento eficaz de casos de negócios, priorização de portfólio, resgate de projetos, aplicação de governança de tamanho certo, verificações de saúde, início de projetos, mapeamento de impactos e benefícios, prontidão para mudanças e fornecimento de suporte direto a programas e projetos , para citar apenas algumas de nossas ofertas.

Sistemas de Gestão Certificados

A certificação de uma Sistema de Gestão da Qualidade pressupões a confirmação de que os processos do negócio da empresa estão adequados, suficientes, eficazes e alinhados com a estratégia da empresa. 
Orientamos o desenvolvimento de um Plano Estratégico de Qualidade, bem como de Equipes de Qualidade. Podemos ajudar a analisar e melhorar seus principais processos de negócios e a implementar o Benchmarking para determinar a eficácia de seus processos, sistemas e estruturas.
Ajudaremos você a otimizar e gerenciar a qualidade da sua organização, produtos e serviços, eliminando desperdícios e redundâncias, usando técnicas de mapeamento de processos, buscando reduzir o tempo e os custos do ciclo de produção e desenvolvimento de novos produtos, bem como o tempo para colocar seus produtos no mercado.

O objetivo desta prática é prover às organizações uma estrutura para a proteção do meio ambiente e possibilitar uma resposta às mudanças das condições ambientais em equilíbrio com as necessidades socioeconômicas.
Esta Norma especifica os requisitos que permitem que uma organização alcance
os resultados pretendidos e definidos para seu sistema de gestão ambiental.

Auxilia a organização a alcançar os resultados pretendidos de seu sistema de gestão ambiental, os quais agreguem valor para o meio ambiente, a organização em si e suas partes
interessadas.
Para tanto estaremos analisando os gaps em relação aos requisitos da norma, capacitando os gestores, auxiliando no levantamento de aspectos e impactos ambientais e na adequação de seus processos bem como criando condições para monitorar o SGA ora implantado.

Auxiliar na identificação e adequação dos requisitos para a implementação de um sistema de gestão ambiental possibilitando que todas as organizações, independentemente do seu porte, desenvolvam práticas sustentáveis em seus negócios, produtos e serviços e que permitam a sua certificação.

A ISO 22000: 2018 é um padrão internacionalmente reconhecido para Segurança de Alimentos a qual define os requisitos de um sistema de gerenciamento de segurança de alimentos que abrange todas as organizações da cadeia alimentar, de “fazenda a mesa”.
O FSSC 22000 é composto pelas normas ISO 22000 e ISO / TS 22002-1 e supervisionado pela Fundação para a Certificação de Segurança de Alimentos, conhecida como Certificação de Sistema de Segurança de Alimentos 22000 (FSSC 22000).
Especializada em auxiliar qualquer organização a se tornar compatível com FSSC 22000 ou a obter a certificação FSSC 22000, a SAGA, consultoria em Segurança de Alimentos, oferece orientação e know-how, treinamento e orientação, treinamento on-line e no local, modelos e tudo o que a empresa precisa para obter a Certificação FSSC 22000.
A SAGA, em seu processo de implantação, tem por objetivos:

  • Transmitir conhecimentos de interpretação na versão atual da norma ISO 22000 e seus correlatos;
  • Detalhar os impactos dos pontos de mudanças no sistema de Gestão;
  • Orientar e capacitar os gestores nas adequações de acordo com a realidade da empresa;
  • Promover melhorias e adequações no SGSA (Sistema de Gestão para Segurança de Alimentos) que permitam a certificação da empresa.

A norma ISO 45001, “Sistemas de gerenciamento de segurança e saúde ocupacional – requisitos com orientações para uso”, fornece um conjunto robusto e eficaz de processos para melhorar a segurança do trabalho nas cadeias de suprimentos globais. 
Nestes tempos de conscientização crescente sobre a importância da saúde e segurança ocupacional (SSO), que inclui legislação cada vez mais rigorosa que governa essas áreas, muitas organizações desejam melhorar suas práticas de SSO e evitar problemas.
Fornecemos a análise e orientação para a implantação dos requisitos da norma bem como entendimento e capacitação através de treinamentos de conscientização, interpretação, implementação e de auditoria interna.
Fornecer orientações claras, consistentes e com conhecimento em todo o processo de implantação. Nossos especialistas estão à disposição para ajudá-lo a navegar nos campos minados de documentação complicada, documentação e informações, além de fornecer o suporte necessário para implementar com sucesso os sistemas necessários, fazendo as melhorias necessárias para atender aos padrões estabelecidos pela legislação e a norma aplicável.

A ISO 26000:2010 é uma norma de diretrizes e de uso voluntário; não visa nem é apropriada a fins de certificação. Qualquer oferta de certificação ou alegação de ser certificado pela ABNT NBR ISO 26000 constitui em declaração falsa e incompatível com o propósito da norma.
Somente a NBR 16001 é uma norma de sistema de gestão, passível de auditoria, estruturada em requisitos verificáveis, permitindo que a organização busque a certificação por uma terceira parte, o que não ocorre com a ISO 26000 que é uma norma de diretrizes.
Fornecer orientação quanto a:

  • Princípios e práticas relativas à responsabilidade social;
  • Os temas centrais e as questões referentes à responsabilidade social;
  • Integração, implementação e promoção de comportamento socialmente responsável em toda a organização e por meio de suas políticas e práticas dentro de sua esfera de influência;
  • Identificação e engajamento de partes interessadas;
  • Comunicação de compromissos, desempenho e outras informações referentes a responsabilidade social.

Todas estas normas possuem características e critérios comuns de gestão baseados numa Estrutura de Alto Nível (do inglês High Level Structure -HLS), a qual é uma forma normalizada de elaborar as futuras normas de sistemas de gestão ISO. Todas as novas normas devem respeitar e partilhar uma base consistente comum.
Por outro lado, os aspectos específicos de cadas norma deve ser trabalhada e atuada no atendimento de seus requisitos perante as atividades e processos realizados pela organização.
Fornecemos a análise e orientação para a implantação dos requisitos da norma bem como entendimento e capacitação através de treinamentos de conscientização, interpretação, implementação e de auditoria interna.
Fornecer orientações claras, consistentes e com conhecimento em todo o processo de implantação. Nossos especialistas estão à disposição para ajudá-lo a navegar nos campos minados de documentação complicada, documentação e informações, além de fornecer o suporte necessário para implementar com sucesso os sistemas necessários, fazendo as melhorias necessárias para atender aos padrões estabelecidos pela legislação e a norma aplicável.

Auditorias & Avaliações de Sistemas Organizacionais

As auditorias possibilitam identificar o atual estado do sistema de gestão da organização identificando riscos oportunidades a serem atacadas.
É uma importante ferramente que envolve:

  • Análise dos critérios a serem referenciados;
  • Estudo prévio de documentação;
  • Programação e agendamento;
  • Reunião pré-auditoria; 
  • Realização da auditoria;
  • Fechamento; 
  • Reunião Pós-auditoria; 
  • Emissão e entrega de relatório.

Disponibilizar profissional competente que possa contribuir com o sistema de gestão da empresa através de um trabalho de avaliação sobre a adequação, suficiência e eficácia do sistema de gestão implantado com relatório claro, preciso e independente e que promova a necessidade de melhoria entre os gestores da organização.

Auditorias baseadas em requisitos específicos do cliente envolvendo parcial ou total de etapas estabelecidas para uma auditoria.
A SAGA pode auxiliar desde a definição e adequação dos requisitos ate o planejamento e execução de auditorias dedicadas ao cliente.
Disponibilizar profissional competente que possa contribuir com o sistema estabelecido pela empresa através de um trabalho de avaliação sobre a adequação, suficiência e eficácia da sistemática implantada com relatório claro, preciso e independente e que promova a necessidade de melhoria entre os gestores da organização.

A Avaliação de Fornecedores é um processo fundamental para medir a qualidade de seus fornecedores e, assim, do seu produto final. A avaliação de fornecedores é como uma base estrutural dos processos de compra. Invariavelmente, ela ocorre em qualquer empresa, mesmo quando a gestão de compras não é profissional.
Através da própria definição da empresa podemos desenvolver a metodologia e auxiliar na sua plicação junto aos fornecedores críticos para empresa.
Esta avaliação por profissional competente da SAGA pode ser in loco, remota ou por questionários junto aos fornecedores da organização.Seu objetivo é verificar se os fornecedores avaliados têm condições de atender aos requisitos de aquisição especificados pela empresa compradora.

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